Secções
Entrar

Covid-19: DGS cautelosa sobre previsões do pico da pandemia em Portugal

02 de abril de 2020 às 14:58

Graça Freitas lembrou que a curva epidémica em Portugal ainda está "em franca ascendência", mas não de forma "exponencial e abrupta".

A diretora-geral da Saúde (DGS) aconselhou cautela nas previsões sobre o pico da pandemia dacovid-19em Portugal, referindo que os números de novos casos poderão flutuar.

"Nós só saberemos que estivemos no pico quando começarmos a descer. E mesmo assim, não é nos primeiros dias de descida, porque às vezes, a seguir a uma aparente descida, volta a haver uma subida", referiu Graça Freitas na conferência sobre a progressão da pandemia em Portugal.

A responsável referiu que a curva epidémica em Portugal ainda está "em franca ascendência", mas não de forma "exponencial e abrupta".

"Temos tido uma subida relativamente aplanada, mas não sabemos quando é que vai ser o pico com certeza", referiu, reiterando que será mais "um planalto" e que "estes dados relacionados com o pico têm que ser muito cautelosos".

A diretora geral salientou que, mais do que número diário, o que interessa às autoridades de saúde é, sobretudo, "o número de doentes por semana" para que o sistema consiga responder.

"Esse é o grande objetivo dos serviços e do sistema de saúde: conseguir ter numa unidade de tempo, uma semana, por exemplo, um número suficientemente controlável de doentes para respondermos bem e em segurança, mesmo se para isso tenhamos que andar mais semanas até atingir o pico e depois começar a descer a curva", afirmou.

As mais recentes previsões das autoridades de saúde sobre a fase mais aguda da doença em Portugal apontavam para o mês de maio.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 209 mortes, mais 22 do que na quarta-feira (+11,8%), e 9.034 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 783 em relação à véspera (+9,5%).

Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima