Comissão Europeia prolonga Mecanismo Ibérico até ao final do ano
Medida foi implementada com o objetivo de fazer face à crise energética provocada, em parte, pela guerra na Ucrânia.
A Comissão Europeia terá chegado a acordo e dado avalo ao prolongamento do Mecanismo Ibérico até ao fim deste ano. Em causa está um documento temporário que tem como principal objetivo limitar a subida do preço médio do gás na produção de eletricidade.
Segundo a informação avançada peloNotícias ao Minuto, o mesmo deverá aplicar-se também em Espanha. Esta medida foi pedida a Bruxelas, pelos dois países, em março do ano passado devido à crise energética provocada, em parte, pela guerra na Ucrânia. Já em Portugal viria a vigorar a partir de junho do ano passado e, de acordo com o Governo, gerou benefícios que rondam os 570 milhões de euros e permitiu uma redução do preço de mercado de 43,78 euros por megawatt-hora (MWh).
Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, confirmou a notícia à entrada de uma reunião para o Conselho de Transportes, Telecomunicações e Energia, em Bruxelas e esclareceu que este mecanismo "funciona como um seguro para preços elevados do gás", uma vez que, no ano passado, o "principal problema" no mercado de eletricidade foi haver "preços muito altos do gás" e ser esse preço que delineava o preço da eletricidade.
No início de março, o ministro do Ambiente lembrou que, de acordo com uma estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) para fevereiro, "a inflação nos produtos energéticos foi de 1,96%, sendo a evolução destes preços um dos catalisadores da redução da inflação que se verifica pelo quarto mês consecutivo, ou seja, os preços da energia estão a puxar a inflação para baixo".
Com Lusa
Edições do Dia
Boas leituras!