Comandante Nacional da Proteção Civil a caminho de Castelo Branco
O brigadeiro-general e comandante operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil está a caminho do concelho onde lavram três incêndios.
O brigadeiro-general Duarte da Costa, comandante operacional nacional da Proteção Civil, está a caminho de Castelo Branco.
?? Comandante Nacional da @ProteccaoCivil a caminho de #CasteloBranco ?? https://t.co/AfWS9UaXii
O brigadeiro-general Duarte da Costa ocupa o cargo desde maio de 2018.
Às 23 horas, estavam três incêndios em curso, que deflagraram entre as 14h47 e as 16h16. Atingem os concelhos de Sertã (2) e Vila de Rei (1). Ao todo, estão empenhados 1.002 operacionais e nenhum meio aéreo (não operam à noite). Os operacionais são auxiliados por 308 meios terrestres.
As Forças Armadas foram auxiliar ao combate às chamas, depois de um pedido da Proteção Civil. Quatro bombeiros ficaram feridos no combate ao incêndio no concelho da Sertã - sendo que um deles ficou em estado grave. Um morador tentou combater as chamas em Vila de Rei e ficou ferido, indica o CM.
O cenário atual já levou a ativar o Plano Municipal de Proteção Civil do concelho de Vila de Rei e será montado um posto de comando na Escola Secundária da Sertã, que irá fazer a gestão destes quatro incêndios.
Estes incêndios já levaram ao corte de várias estradas naquela zona e obrigaram à retirada de pessoas das suas habitações.
Pelas 20:00, o responsável pela Proteção Civil de Mação, distrito de Santarém, disse à agência Lusa que uma frente do fogo que atinge o concelho de Vila de Rei entrou "com bastante violência" neste concelho.
António Louro adiantou que se trata de uma frente de fogo com oito quilómetros, que entrou no concelho de Mação (distrito de Santarém) na zona de Azinhal, Cardigos e Vinha Velha.
As chamas avançam "com muita violência", registando-se "muito vento" no local, acrescentou.
Edições do Dia
Boas leituras!