Secções
Entrar

Circulação ferroviária com perturbações às 7h30

05 de junho de 2018 às 11:56

Efeitos da adesão à greve resultou num nível de supressões "superior a 84%".


1 de 4
Foto: Bruno Colaço/Correio da Manhã
Foto: Mário Cruz/Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa

A circulação ferroviária, que esteve afectada na segunda-feira devido à greve dos trabalhadores do sector, estava às 7h30 de hoje a fazer-se ainda com perturbações, segundo uma fonte da CP.

A "circulação ferroviária está quase normalizada em Lisboa e no Porto, havendo ainda a registar alguns atrasos", disse a fonte.

Na segunda-feira, o presidente da CP -- Comboios de Portugal já tinha dito que as supressões, que se iniciaram no domingo -- um dia antes do início da greve --, deveriam manter-se até hoje, tendo em conta "a natureza e o modelo de exploração da CP".

Sobre os efeitos da adesão à greve, este responsável disse na segunda-feira que o número de supressões, entre as 0h00 e as 16h00 de segunda-feira, foi "superior a 84%".

Por sua vez, o Sindicato Ferroviário da Revisão e Comercial Itinerante (SFRCI) apontou para uma supressão de 85% dos comboios em todo o país, adiantando que houve "100% de adesão na área comercial".

Os trabalhadores ferroviários da CP, Medway e Takargo estiveram em greve contra a possibilidade de circulação de comboios com um único agente.

Os sindicatos consideram que "a circulação de comboios só com um agente põe em causa a segurança ferroviária -- trabalhadores, utentes e mercadorias" --, e defendem, por isso, que "é preciso que não subsistam dúvidas no Regulamento Geral de Segurança (RGS)".

Os ferroviários rejeitam alterações ao RGS com o objectivo de reduzir custos operacionais e consideram que a redacção do Regulamento Geral de Segurança, em discussão nos últimos meses, deixa em aberto a possibilidade de os operadores decidirem se colocam um ou dois agentes nos comboios.

O presidente da CP -- Comboios de Portugal disse que a paralisação dos trabalhadores ferroviários teve um impacto na ordem dos 1,3 milhões de euros e garantiu que os comboios vão continuar a operar com dois agentes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela