Secções
Entrar

Ciclone Gabrielle. Balanço final aponta para 255 ocorrências

Lusa 26 de setembro de 2025 às 19:34

Não há feridos a registar.

A Proteção Civil dos Açores contabilizou 255 ocorrências, “sem feridos ou danos pessoais a registar”, na sequência da passagem do ciclone tropical Gabrielle, tendo sido realojadas 16 pessoas, segundo um comunicado final.
Ciclone Gabrielle causa ocorrências, sem feridos ANTÓNIO ARAÚJO/LUSA
“O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que foram totalizadas 255 ocorrências, sem feridos ou danos pessoais a registar”, a maioria “relacionada com a queda de árvores, colapso de estruturas e danos em coberturas”, lê-se no comunicado. A Proteção Civil especificou ainda que foram realojadas 16 pessoas nas ilhas Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa. Numa avaliação à situação, “no presente momento”, o SRPCBA considera que não se justifica manter “medidas especiais para a coordenação técnica e operacional dos meios e entidades envolvidas”, sendo desativado o Plano Regional de Emergência e de Proteção Civil dos Açores, com efeitos desde as 17h00 (18h00 de Lisboa). O despacho emitido pelo presidente do Governo dos Açores, que determinou o encerramento de todos os serviços e organismos públicos localizados nas ilhas dos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Pico, Faial, Graciosa, Terceira e São Jorge), “cessa, como o próprio despacho determina, a sua vigência às 18h00”, acrescenta.
O Gabrielle começou a atingir os Açores pelas 22h00 locais (23h00 em Lisboa) de quinta-feira. O período mais crítico ocorreu entre as 03h00 e as 09h00 locais (mais uma hora em Lisboa), com maior incidência nas ilhas Graciosa, Faial e Terceira. A tempestade pós tropical Gabrielle está a afastar-se do arquipélago e dirigir-se para o continente, para onde as previsões apontam para um agravamento das condições meteorológicas a partir de sábado. As autoridades previam que a tempestade Gabrielle chegasse aos Açores como furacão de categoria 1 – numa escala máxima de 5 –, mas, à medida que se aproximou das ilhas, passou para depressão pós-tropical.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela