Secções
Entrar

Aviso laranja de mau-tempo em quatro distritos

05 de outubro de 2015 às 10:19

Chuva forte, trovoada e rajadas de vento fortes são esperadas até às 15 horas

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Porto estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte, trovoada e rajadas de vento fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os quatro distritos da costa norte portuguesa ficaram sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, desde as 7:00 e até às 15:00, uma vez que estão previstos períodos de chuva forte acompanhada de trovoada e rajadas de vento forte que podem chegar aos 130 quilómetros/hora.

A partir das 15:00 de hoje, Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Porto passam a ficar sob aviso amarelo dado a melhoria das condições atmosféricas, embora haja a necessidade de vigilância.

De acordo com o IPMA, o aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e refere-se a uma situação meteorológica "de risco moderado a elevado", enquanto o amarelo refere-se a uma "situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica".

Dez outros distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo igualmente devido à previsão de chuva e vento forte, entre as 7h00 de hoje e as 00h00 de terça-feira.

Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal e Viseu são os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva forte passando a regime de aguaceiros a partir da tarde que poderão ser forte e acompanhados de trovoada.

Estes distritos estão também sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90/110 quilómetros por hora nas terras altas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e que poderão ser acompanhados de trovoada e de rajadas.

Está também previsto vento moderado de sul, soprando forte no litoral, com rajadas da ordem de 90 quilómetros por hora a norte do cabo Raso, e forte a muito forte, com rajadas da ordem de 100/110 quilómetros por hora nas terras altas, enfraquecendo para o final do dia.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena subida da temperatura mínima na região norte e descida da máxima.

No sul prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes até ao final da manhã, e que poderão ser acompanhados de trovoada e de rajadas.

Está também previsto vento moderado de sul, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas da ordem de 65/70 quilómetros por hora no litoral oeste, e forte, com rajadas até 90 quilómetros por hora nas terras altas, enfraquecendo para o final do dia, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 20 e 23 graus Celsius, no Porto entre 18 e 20, em Viana do Castelo entre 17 e 20, em Vila Real entre 16 e 20, em Bragança entre 14 e 19, em Viseu entre 15 e 19, na Guarda entre 13 e 16, em Castelo Branco entre 16 e 20, em Santarém entre 19 e 23, em Évora entre 17 e 24, em Beja entre 20 e 24 e em Faro entre 20 e 23.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela