Secções
Entrar

Aviso amarelo devido ao calor alargado até quarta-feira no continente

21 de agosto de 2018 às 10:11

Os 18 distritos do continente vão estar sob aviso devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas até às 22h00 de quarta-feira.

O aviso amarelo devido ao calor, que teve início na semana passada, foi alargado até às 22h00 de quarta-feira nos 18 distritos de Portugal continental, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

1 de 4
calor Lisboa
Foto: ANTONIO COTRIM/LUSA
Foto: ANTONIO COTRIM/LUSA
calor Lisboa
Foto: ANTONIO COTRIM/LUSA
Foto: Getty Images

Os 18 distritos do continente vão estar sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas até às 22h00 de quarta-feira.

Também o aviso amarelo de tempo quente para o arquipélago da Madeira foi alargado até às 21h00 de quarta-feira.

Este aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido quando há uma "situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica".

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Protecção Civil anunciou o prolongamento do alerta vermelho em sete distritos do país até quarta-feira devido ao aumento do número de ocorrências que se tem registado.

O alerta vermelho, o mais grave da escala, foi activado no sábado nos distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Alexandre Penha, adjunto de operações nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil, explicou que a decisão de prolongar o alerta – que estava inicialmente definido até segunda-feira – se deveu ao aumento do número de ocorrências de fogos, tendo-se registado 73 na sexta-feira, 98 no sábado, 113 no domingo.

A decisão de prolongar o alerta foi tomada "apesar de poder haver um desagravamento meteorológico", sendo antes baseada no aumento das ocorrências, afirmou.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior, em especial do Centro e Sul, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante leste, tornando-se do quadrante oeste a partir da tarde e soprando moderado de nordeste nas terras altas até final da manhã e no final do dia.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar hoje entre os 16 graus Celsius (em Braga) e os 23 (em Faro e Castelo Branco) e as máximas entre os 30 (em Aveiro e no Porto) e os 39 (em Santarém).

Para a Madeira prevê-se céu pouco nublado e vento fraco a moderado do quadrante norte.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 21 e os 27 graus.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela