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Avaria em central eléctrica condicionou 112 em todo o país

04 de outubro de 2018 às 07:14

A falha afectou o funcionamento dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes. INEM activou o plano de contingência da linha de emergência médica e avaria foi resolvido por volta das 4h00.

Uma avaria na central eléctrica às 23h20 de quarta-feira condicionou o funcionamento dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), indicou esta quinta-feira o INEM, que activou o plano de contingência da linha de emergência 112.

"No sentido de poder continuar a garantir o trabalho regular dos CODU, e enquanto a empresa corrige a avaria, o INEM activou no imediato o seu plano de contingência, solicitando aos centros operacionais 112 que o encaminhamento das chamadas referentes a situações de saúde fosse realizado para os telemóveis de reserva disponíveis nos CODU para utilização neste tipo de situações, garantindo deste modo a continuidade do funcionamento dos CODU", explica o Instituto Nacional de Emergência Médica, em comunicado enviado à agência Lusa.

O INEM referiu na nota que estaria a "desenvolver todos os esforços no sentido de garantir a resolução célere desta situação, de modo a repor o funcionamento das suas centrais médicas".

Em comunicado enviado na noite de quarta-feira, a Associação de Protecção e Socorro (APROSOC) dava conta de que o sistema informático que gere o CODU estava em baixo. 

"Acaba de chegar ao nosso conhecimento que o sistema informático que gere também as telecomunicações do CODU – INEM avariou às 23h18, tendo alegadamente somente cerca de 20 minutos mais tarde sido implementada a alternativa de transferência das chamadas 112 para telemóveis, ou seja, durante cerca de 20 minutos a população de Portugal continental esteve sem acesso ao serviço de emergência médica", refere um comunicado da APROSOC.

Na nota, que tem como destinatários os grupos parlamentares, e assinada pelo presidente da APROSOC, João Paulo Saraiva Amaral da Encarnação, recorda que "esta situação não é inédita", acrescentando que a "alternativa de recurso implementada é arcaica, morosa e improficiente".

O comunicado refere ainda que, pelas 00h21 de quinta-feira, "os registos são feitos à maneira antiga com papel e caneta, com constrangimentos agravados pela escassez de operadores de CODU".

O atendimento passou, segundo a APROSOC, "a regional e a central 112 redirecciona as chamadas para os números de telemóvel atribuídos a cada operador".

A avaria na central eléctrica foi entretanto resolvida, de acordo com fonte do INEM, por volta das 4h00. A mesma refere que os CODU atenderam sempre as chamadas de emergência "com recurso ao plano de contingência" definido na quarta-feira à noite.

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