Secções
Entrar

Autores de ataque informático aproveitaram descuidos humanos

17 de maio de 2017 às 08:14

Foi um dos ataques informáticos "mais expressivos e elaborados" dos últimos tempos


O responsável de Cibersegurança da Claranet, Pedro Barbosa, falou sobre o ataque informático que já afectou cerca de300 mil computadores. Para o especialista, o ciberataque teve "aparentemente" motivações financeiras e aproveitou-se de alguns descuidos humanos no tratamento de informação recebida para criar pontos de ataque internos e externos.

1 de 5
Foto: YONHAP/EPA
Foto: Mast Irham/EPA
Foto: Ritchie B. Tongo/EPA
Foto: Ritchie B. Tongo/EPA
Foto: Gernot Hensel/EPA

Pedro Barbosa considera que este é um ataque informático dos "mais expressivos e elaborados" dos últimos tempos, e explica que os autores do cibertataque exploraram "uma vulnerabilidade do sistema operativo Windows para se propagar exponencialmente por milhares de computadores vulneráveis".

O responsável da Claranet, envolvido na organização da 3.ª Edição Porto Cybersecurity Conference 2017, que arranca esta quarta-feira, referiu que especialistas nacionais e internacionais vão debater as mais recentes ciberameaças e formas de as mitigar.

"Os participantes poderão ouvir testemunhos de organizações e empresas de referência sobre as melhores práticas e soluções no combate ao cibercrime", salientou. O organizador do evento destacou o Ransomwar (pedido de resgate após encriptação de dados), o Phishing (roubo de senhas de banco e informações pessoais usando-se indevidamente) ou o Spearphishing(golpe de e-mail direccionado com o objectivo único de obter acesso não autorizado a dados sigilosos) como as ciberameaças que mais impacto tem surtido.

"Estas ciberameaças podem ser mitigadas se as endereçarmos com um equilíbrio adaptativo entre tecnologia, pessoas e processos. A tecnologia permite identificar e bloquear ciberameaças, as pessoas têm de ser formadas e transformadas de forma a conseguirem identificar e ser resilientes a este tipo de ataques", considerou.

O complemento com processos adequados permite proactivamente não só evitar ciberameaças, mas também responder de forma adequada a incidentes quando estes surgirem, acrescentou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela