Secções
Entrar

António Costa evoca memória de Soares e Arnaut, "pai e mãe" do SNS

15 de setembro de 2019 às 15:43

Primeiro-ministro considerou que este domingo é "um dia muito especial" pelo aniversário do Serviço Nacional de Saúde, nascido há 40 anos.

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou que hoje é "um dia muito especial" e evocou a memória de Mário Soares e António Arnaut, "o pai e a mãe do Serviço Nacional de Saúde", nascido há 40 anos.

"Hoje é um dia muito especial porque faz hoje 40 anos que nasceu o Serviço Nacional de Saúde [SNS] e essa é uma conquista que honra profundamente a história do PS e aqueles que já governaram em nosso nome e que, infelizmente, já nos deixaram", afirmou o líder socialista.

Num almoço comício em Évora, António Costa centrou o seu discurso na Saúde e frisou que, "nestes 40 anos, não é possível deixar de evocar a memória de Mário Soares e de António Arnaut, que foram o pai e a mãe do SNS".

Considerando que o SNS foi "a maior conquista dos portugueses no pós-25 de abril", o líder do PS afirmou também, perante os militantes e simpatizantes do partido que encheram o Monte Alentejano, na cidade de Évora, que "a maior vitória do SNS é hoje ser consensual em toda a sociedade portuguesa".

"Foi seguramente o avanço mais importante no Estado social, na proteção e na garantia de cuidados de Saúde a todas e a todos os portugueses", afirmou, lembrando, contudo, que "não foi assim", há 40 anos: "Houve aqueles que estiveram contra o SNS, houve aqueles que estiveram a favor e houve, sobretudo, o PS, que fez e criou o SNS".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela