Anacom alerta para tentativa de fraudes com falsos técnicos do regulador
O regulador alerta que "não está a realizar quaisquer contactos" como os que estão a ser denunciados por várias pessoas.
A Anacom alertou esta quinta-feira que teve conhecimento de tentativas de fraude por parte de pessoas que se fazem passar por técnicos do regulador e com isso "procuram obter vantagens comerciais, nomeadamente através da celebração de novos contratos de comunicações".
Através da linha de apoio, a Anacom recebeu "queixas de pessoas que foram abordadas por indivíduos" que dizem ser do regulador.
"Estas tentativas de fraude ocorrem com alguma frequência, mudando apenas a forma de abordagem", refere a Anacom, adiantando que "os destinatários deste tipo de práticas referem ter sido contactados telefonicamente por pretensos representantes da Anacom para a alegada realização de um estudo sobre a qualidade de acesso à Internet ou para celebrarem contratos de comunicações".
Na nota publicada no seu site, a Anacom "amenta e condena veementemente este tipo de práticas" e esclarece que "não está a realizar quaisquer contactos desta natureza, pelo que a informação prestada por estes indivíduos é falsa".
A Anacom assinala ser "fundamental alertar imediatamente as autoridades de segurança", pelo que às vítimas destas práticas, "recomendamos que apresente queixa junto da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana, ou pode contactar diretamente o Ministério Público ou o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) junto do tribunal da área onde os factos se verificaram".
Edições do Dia
Boas leituras!