Secções
Entrar

Anacom alerta para tentativa de fraudes com falsos técnicos do regulador

Jornal de Negócios 18 de fevereiro de 2021 às 18:45

O regulador alerta que "não está a realizar quaisquer contactos" como os que estão a ser denunciados por várias pessoas.

A Anacom alertou esta quinta-feira que teve conhecimento de tentativas de fraude por parte de pessoas que se fazem passar por técnicos do regulador e com isso "procuram obter vantagens comerciais, nomeadamente através da celebração de novos contratos de comunicações".

Através da linha de apoio, a Anacom recebeu "queixas de pessoas que foram abordadas por indivíduos" que dizem ser do regulador.

"Estas tentativas de fraude ocorrem com alguma frequência, mudando apenas a forma de abordagem", refere a Anacom, adiantando que "os destinatários deste tipo de práticas referem ter sido contactados telefonicamente por pretensos representantes da Anacom para a alegada realização de um estudo sobre a qualidade de acesso à Internet ou para celebrarem contratos de comunicações".

Na nota publicada no seu site, a Anacom "amenta e condena veementemente este tipo de práticas" e esclarece que "não está a realizar quaisquer contactos desta natureza, pelo que a informação prestada por estes indivíduos é falsa".

A Anacom assinala ser "fundamental alertar imediatamente as autoridades de segurança", pelo que às vítimas destas práticas, "recomendamos que apresente queixa junto da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana, ou pode contactar diretamente o Ministério Público ou o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) junto do tribunal da área onde os factos se verificaram".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela