Secções
Entrar

Agricultores querem país a olhar para o problema da água depois das cheias

26 de dezembro de 2019 às 22:38

O responsável da Confederação dos Agricultores Portugueses afirmou que os estragos causados na região Centro estão a ser avaliados.

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) disse esta quinta-feira que as recentes inundações na região Centro vieram reforçar a necessidade de olhar para o problema da água e do seu armazenamento. Eduardo Oliveira e Sousa falava aos jornalistas no Palácio de Belém, em Lisboa, após ter reunido com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a quem transmitiu as suas preocupações sobre o setor agrícola e também sobre as recentes inundações na região do Mondego.

"Falámos do que se está a passar na região Centro do país, em concreto das fortes inundações na região do Mondego, do que isso significa em termos da necessidade de olharmos para o problema da água como algo que precisa de ser melhor enquadrado numa perspetiva de salvaguardar aquilo que virá a seguir, muito provavelmente associado a uma nova seca", precisou o líder da CAP.

Eduardo Oliveira e Sousa afirmou que os estragos causados na região estão a ser avaliados, pelo que não possui elementos que permitam perceber até que ponto o próximo Orçamento do Estado deverá ser chamado a incluir medidas de apoio aos agricultores afetados. Ainda que considere que as cheias "não são uma novidade na região nem no país" e que "os agricultores sabem lidar com as cheias", o presidente da CAP acentuou que o que se passou naquela região na semana passada teve "consequências" e provocou "destruição de infraestruturas" num nível que não é habitual.

A par desta questão, o responsável da CAP defendeu ser necessário que se fale "da capacidade de armazenamento, tendo em conta as regiões onde há falta de água". O Presidente da República vai visitar a região do Baixo Mondego no sábado para obter informação no local sobre os efeitos do mau tempo, escusando-se antes disso a comentar a situação.

O mau tempo -- entre quarta-feira e domingo passados - provocado pela depressão Elsa a que se juntou no sábado o impacto da depressão Fabien provocou três mortos, deixou mais de uma centena de pessoas desalojadas, registando-se milhares de ocorrências no continente português, na maioria inundações e quedas de árvore. Houve também condicionamentos na circulação rodoviária e ferroviária, bem como danos na rede elétrica, afetando a distribuição de energia a milhares de pessoas, em especial na região Centro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela