Secções
Entrar

400 mortes de covid-19 aconteceram em casa

SÁBADO 27 de janeiro de 2021 às 09:30

Mortes em casa entre os doentes com covid-19 representa 4,3% do total. Especialistas querem divulgação das circunstâncias em que aconteceram estas mortes.

Desde março de 2020 e até 18 de janeiro, morreram 397 pessoas infetadas com covid-19 que estavam em casa. Outras 592 morreram noutros locais, como lares de idosos. Segundo oJornal de Notícias, está por esclarecer as regiões e as circunstâncias em que aconteceram estas mortes em casa. Até 18 de janeiro, estas mortes no domícilio representavam 4,3% do total.

Getty Images

O professor da Faculdade de Medicina do Porto, João Carlos Wink alerta que "é muito importante saber se [os casos mortais] tiveram algum apoio médico, se estavam esquecidos, ou se o diagnóstico foi feito apenas no certificado de óbito". Por seu lado, Altamiro da Costa Pereira, epidemiologista, defende a criação de uma estrutura para acompanhar estes casos. "Não havia hábito de os organismos recolherem dados fiáveis e de os porem à disposição dos cientistas de forma fiável e segura . e mesmo hoje estamos muito longe."

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela