Secções
Entrar

PS recandidata Francisco Assis para presidente do Conselho Económico e Social

Lusa 22 de abril de 2022 às 12:59

O socialista é presidente do CES desde 2020. Para conseguir a recondução, Assis precisa da aprovação de dois terços dos deputados.

O PS propôs hoje a recandidatura do seu antigo eurodeputado e líder parlamentar para o cargo de presidente do Conselho Económico e Social (CES), cuja eleição, no parlamento, está prevista para o próximo dia 29.

Francisco Assis

Francisco Assis, professor universitário, destacado militante ligado à ala de centro esquerda do PS, é presidente do CES desde 2020.

Para ser reconduzido no cargo de presidente do CES, o antigo presidente da Câmara de Amarante precisa da aprovação de dois terços dos deputados por voto secreto.

Líder parlamentar socialista em dois períodos distintos, primeiro sob a liderança de António Guterres e depois de José Sócrates, no plano político Francisco Assis foi também candidato a secretário-geral do PS em 2011, mas foi derrotado nesta corrida por António José Seguro.

Francisco Assis integrou depois o Secretariado Nacional do PS liderado por António José Seguro e em 2014 foi cabeça de lista socialista nas eleições europeias.

Com António Costa como secretário-geral do PS, Francisco Assis afastou-se da primeira linha política do seu partido por ter discordado da formação de um Governo minoritário socialista suportado no parlamento pelo Bloco de Esquerda, PCP e PEV a partir de novembro de 2015.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela