Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
21 de novembro de 2014 às 17:52

Mais uma vez a política do engano

O truque é tirar agora e prometer que “depois” se vai deixar de tirar. Este Governo é useiro neste tipo de tira no presente para depois dar no futuro, só que o futuro nunca vem

A notícia devia ser pura e simples: não há baixa do IRS em 2015. Esta é a realidade. Mas não é, arranjou-se um esquema com um título pomposo, que promete para 2016 a reposição de parte do que foi cobrado em 2015, se… Quantas vezes já ouvimos este "se" e quantas vezes ouvimos justificar medidas de austeridade limitadas no tempo, "só" para esse tempo e que depois se repetem eternizam e se tornam "permanentes", se o Tribunal Constitucional deixar? E qual é a probabilidade e a fiabilidade das "condições" para haver devoluções em 2016? Não sabemos. E, depois, quem é que vai governar em 2015, é o PSD e o CDS? Ninguém acredita: o truque é tirar agora e prometer que "depois" se vai deixar de tirar. Este Governo é useiro neste tipo de tira no presente para depois dar no futuro, só que o futuro nunca vem. Infelizmente a comunicação social ajuda a passar a mentira. De novo, insisto, a única, genuína, notícia assente numa certeza é que não há baixa do IRS em 2015. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.