Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
05 de setembro de 2019 às 05:30

Um albergue espanhol

Se António Costa tiver de fazer coligações - que é o mais certo - faz com quem? Com o PAN, na versão minimalista, ou com o PSD, na versão dita patriótica, para enfrentar a tormenta que se aproxima?!

António Costa veio dizer há dias que não quer cair num "impasse à espanhola". Tem toda a razão. Os espanhóis não conseguem formar um governo estável desde que Mariano Rajoy e o Partido Popular foram despachados, em 2018, por um misto de esgotamento político e de escândalos que colocaram a mixórdia da corrupção, do financiamento partidário, do abuso de poder em cima da mesa, ao mesmo tempo que o nacionalismo catalão fazia emergir a força bruta das "duas Espanhas", como ainda não se tinha visto em democracia. Daí para cá, a direita espanhola pulverizou-se em duas forças políticas, PP e Ciudadanos, cuja incapacidade de entendimento abriu caminho à extrema-direita e ao despertar de velhos fantasmas do franquismo. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.