Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
14 de maio de 2015 às 08:00

O striptease do juiz

Em Itália mata-se juízes à bomba. Em França espiam-nos, fazem-lhes a vida negra e acabam-lhes com a carreira. Em Espanha afastam-nos os próprios pares através de incidentes processuais. De Giovanni Falcone e Paolo Borsellino a Eva Joly e Garzón a lista é imensa. Por cá, temos uma síntese da via francesa e espanhola

O juiz Carlos Alexandre foi atacado por gente sem escrúpulos no ponto mais sensível para qualquer magistrado: a sua honorabilidade e carácter. Uma carta anónima bastou para o obrigar a mostrar que é pessoa séria, provando junto de um tribunal toda a origem dos seus rendimentos e da sua mulher.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.