Está na altura do Estado tirar a mão do nosso bolso
O problema das contas públicas que ninguém quer resolver, e de que quase ninguém se atreve a falar na clique político-mediática, é este: o Estado gasta demasiado.
Este artigo não é contra ninguém. Este artigo é apenas contra uma ortodoxia de pensamento. E não há melhor forma de a exemplificar do que através do artigo do director do Expresso, João Vieira Pereira, de 24 de Setembro de 2026. Por isso, desde já peço desculpa se o ofender: não será essa a intenção destas linhas.
Em “Está na altura de tributar o património”, João Vieira Pereira propõe que se discuta com seriedade a pedra filosofal das finanças públicas portuguesas: tributar aquilo que não se pode mudar de sítio. A ideia tem a elegância das soluções óbvias. Os jovens engenheiros já emigraram, os capitais já seguiram para jurisdições mais simpáticas, mas a casa continua ali, obediente, à espera da próxima nota de liquidação. É, convenhamos, o contribuinte ideal. Não reclama, não vota e não tem contabilista.
O argumento de partida do director do Expresso é o de que há contas para pagar. Seria mais convincente se as contas não estivessem a ser pagas com folga. Portugal fechou 2025 com um excedente de 0,7% do PIB, mais do dobro do que o próprio Governo esperava, e a carga fiscal subiu para 35,3%, com a receita de impostos a crescer acima da economia. Nada disso é relevante. O que interessa é arrecadar mais.
Fala-se depois do património como se fosse uma terra virgem, inexplorada pelo Fisco. Convém fazer uma pequena visita guiada. Um imóvel português nasce já endividado ao Estado: paga o IMT, que em 2025 rendeu 2.161 milhões de euros, mais 25% num ano, e o Imposto do Selo sobre a aquisição. Cresce a pagar IMI, que chegou aos 1.590 milhões de euros, máximo da década, e, se tiver companhia suficiente na carteira do dono, AIMI, cuja receita subiu 14%. Se for posto a trabalhar, paga-se imposto sobre as rendas. Se for vendido com mais-valia, esta pode ser tributada, salvo nas isenções previstas. Quando o proprietário morre, o Imposto do Selo pode voltar a bater à porta, embora o cônjuge ou unido de facto, os ascendentes e os descendentes beneficiem de isenção nas transmissões gratuitas. É difícil encontrar outro activo tão acompanhado pelo Estado ao longo da vida. Nem os filhos recebem tantas visitas. “Está na altura de tributar o património”, interpela-nos o director do Expresso. Alguém lhe diga que já o fazemos.
Invoca-se a OCDE, e com razão, mas com uma leitura muito particular. A organização defende impostos recorrentes sobre imóveis, sim, mas também considera os impostos sobre transacções particularmente distorcivos: penalizam a mobilidade residencial e dificultam uma utilização mais eficiente do parque habitacional. Seria de esperar, por isso, que a proposta da coluna de opinião fosse trocar IMT por IMI. Não é. A recomendação da OCDE chega a Lisboa como chegam quase todas: amputada da parte que implicaria abdicar de receita, maximizada na parte em que nos vai à carteira. A tradução parece ser simples: mantenha-se o IMT e suba-se o IMI, em nome da urgência nacional.
Segue-se a tese da riqueza acumulada, que convoca imagens de herdeiros ociosos e moradias com piscina. Porém, a riqueza líquida média dos portugueses é inferior à da zona euro. Mais: a residência principal continua a ser o activo real mais importante das famílias portuguesas. A caricatura do grande capitalista que se pretende alcançar pode, portanto, incluir também um casal com um crédito à habitação e um Corsa de 2011. Chamar-lhe riqueza acumulada é um exercício de optimismo que só o Ministério das Finanças consegue manter sem se rir.
Há ainda o detalhe do “valor potencial”, expressão que João Vieira Pereira usa com uma candura desarmante. Qualquer bom economista sabe que valor não é liquidez e que uma valorização não realizada não paga nem a comida na mesa nem a conta da farmácia. A viúva de Campo de Ourique cuja casa triplicou de valor continua com a mesma pensão; ficou rica numa base de dados, porque há falta de casas em Lisboa, mas continua pobre no fim do mês. Tributá-la pela riqueza que tem no papel, mas não na carteira é empurrá-la, com toda a delicadeza fiscal, para a venda da casa. Haverá certamente quem chame a isto redistribuição. São os mesmos que enchem a boca com Maricarmen.
E os milionários, alvo declarado de toda esta engenharia? Esses têm a desagradável capacidade de se ajustar. Mudam de residência fiscal com a mesma facilidade com que trocam de carro. O imposto pensado para eles já existe, chama-se AIMI e é pago sobretudo por empresas. Em 2025, teve 101.820 sujeitos passivos e, em número de contribuintes, as empresas representavam a larga maioria: 82.818, contra cerca de 19 mil pessoas singulares. O imposto sobre a riqueza tem esta ironia estrutural: anuncia-se contra quem pode partir e acaba cobrado a quem tem de ficar.
O mais revelador, porém, não está no que se propõe. Está no que nunca se propõe. O debate fiscal português admite todas as combinações possíveis de receita: mais IVA e menos IRS, mais IMI e menos IVA, um adicional aqui, uma contribuição extraordinária acolá. A despesa permanece fora de discussão, como uma relíquia em que não se pode tocar sem luvas. Blasfémia, seria ousar mexer em tal coisa! Sugerir que o Estado gaste menos é recebido com o embaraço de quem ouviu um palavrão num jantar de família. Sugerir que os outros paguem mais é considerado coragem política. Em 2025, as Administrações Públicas gastaram 130,6 mil milhões de euros — mais 7,9 mil milhões do que no ano anterior, um aumento de 6,5%. Valeu a pena? A cobardia de não tomar as decisões difíceis é elevada ao panteão dos bravos.
E, por último, a causa que o próprio director do Expresso identifica e depois abandona: a escassez de oferta. Os preços subiram num mercado em que a oferta tem reagido pouco, devagar e a custos elevados, entre licenciamentos demorados, constrangimentos regulamentares e regras que mudam demasiado frequentemente. Agravar genericamente a tributação de quem já é proprietário não cria, por si só, nova oferta habitacional nem acrescenta um metro quadrado ao parque edificado. Acrescenta apenas uma linha à receita do Estado e mais um motivo para quem pondera investir em habitação ir investir noutra coisa, ou noutro sítio.
O problema das contas públicas que ninguém quer resolver, e de que quase ninguém se atreve a falar na clique político-mediática, é este: o Estado gasta demasiado. Está na hora de dizer onde é que o Estado vai cortar para nos tirar a mão do bolso. Pelo contrário, João Vieira Pereira arranja mais motivos para abrirmos a nossa carteira, já depauperada, para sustentar um Estado que, além de endividado, nos presta péssimos serviços públicos.
Repito: este artigo não é contra o director do Expresso. É sobre esta maneira de pensar que, em Portugal, é absolutamente dominante, da esquerda mais bafienta à direita mais radical. A solução proposta tem, por isso mesmo, um mérito inegável: é coerente com a tradição. Perante um problema criado pela escassez, responde-se com um imposto. Perante um Estado que gasta mais do que devia, procura-se quem ainda não pagou o “suficiente”. “Não há dinheiro para as despesas da casa? Vamos buscá-lo ao bolso alheio.” E, perante a pergunta incómoda sobre onde cortar, olha-se para a casa do vizinho.
Ela, ao menos, não foge.
Não TAPem as contas
Mesmo que todas as fases se concretizem nos termos anunciados, faltam 648 milhões para igualar os apoios.
Está na altura do Estado tirar a mão do nosso bolso
O problema das contas públicas que ninguém quer resolver, e de que quase ninguém se atreve a falar na clique político-mediática, é este: o Estado gasta demasiado.
Quem quer vestir Sydney Sweeney?
Acusações como “esta campanha fez os direitos das mulheres recuar cem anos”, são tão estapafúrdias que eu questiono-me se o ensino de História falhou de forma tão clamorosa como a frase indica.
O Xerife Luís Neves
Um centrão em decomposição acelerada ruma o país inexoravelmente para o penhasco.
Rentrée: três partidos, zero país
Três partidos diferentes, unidos por uma característica cada vez mais evidente: nenhum parece ter uma ideia particularmente séria sobre o país que quer construir