Secções
Entrar

Trump e Zelensky reunidos na Casa Branca. "Vamos ter uma paz sólida"

Luana Augusto 18 de agosto de 2025 às 18:26

O presidente da Ucrânia e dos EUA estão esta segunda-feira reúnidos em Washington para discutir o fim da guerra.

O presidente da Ucrânia chegou esta segunda-feira, pelas 18h15 (de Lisboa), à Casa Branca, para se reunir com o homólogo norte-americano, Donald Trump. 
As primeiras imagens: Trump recebe Zelenskyy à porta da Casa Branca
Ainda antes da reunião, os líderes reuniram-se na Sala Oval para uma conferência de imprensa. Na mesma, Zelensky começou por entregar a Trump uma carta da primeira-dama ucraniana Olena Zelenska para Melania Trump. "A minha esposa, a primeira-dama da Ucrânia, entregou esta carta. Não é para si, é para sua esposa", disse. Este momento verificou-se depois de Melania Trump ter entregado uma carta ao presidente russo, Vladimir Putin, a pedir proteção para as crianças ucranianas, revelou fonte oficial da Casa Branca. Sobre a guerra, o presidente ucraniano afirmou em conferência de imprensa: "Precisamos de parar a guerra e parar a Rússia". E garantiu que a Ucrânia é um "povo forte". A mesma ideia foi partilhada por Donald Trump que garantiu que "vamos ter uma paz sólida". "A Rússia também está cansada desta guerra." Zelensky aproveitou ainda para agradecer o apoio do presidente norte-americano. Lembrou que a Ucrânia precisa de todo a ajuda dos EUA, incluindo de armas, assim como de uma garantia de segurança. Ainda relativamente à participação dos EUA nas negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia, Donald Trump referiu que tem recebido vários telefonemas a agradecer os seus esforços e atirou críticas ao ex-presidente, Joe Biden. "Fizemos mais progressos para acabar com esta guerra do que Biden fez em dois anos", criticou ao lembrar que Joe Biden disponibilizava armamento gratuito à Ucrânia. No final da conferência, Trump avançou que iria ligar a Putin, assim que o encontro entre os líderes europeus e Zelensky terminasse. Para este encontro, Volodomyr Zelensky surgiu de fato - isto depois de em fevereiro o chefe de Estado norte-americano ter criticado a sua indumentária de estilo militar - e foi recebido com um sorriso.
Volodymyr Zelensky e Donald Trump estão reunidos desde as 18h15 e às 20h é esperado um encontro entre o presidente ucraniado e os líderes europeus, que também já se encontram na Casa Branca.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela