Secções
Entrar

União Europeia "está pronta" para renegociar pós-Brexit

13 de dezembro de 2019 às 16:13

A nova presidente da Comissão Europeia espera que o país consiga cumprir prazos para voltar à negociação da saída do Reino Unido.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse esta sexta-feira esperar que o Parlamento britânico vote o acordo do Brexit do Reino até final de janeiro e comece a trabalhar numa nova relação em 1 de fevereiro.

"Espero que o Parlamento ratifique [o Brexit] até final de janeiro", disse Von der Leyen, na conferência de imprensa no final do Conselho Europeu.

"O Reino Unido passará a ser um país terceiro, mas teremos uma relação sem precedentes", acrescentou, salientando que a partir de 01 de fevereiro terá início "uma nova relação de bons vizinhos".

Na sua intervenção, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse que a União Europeia "está pronta para iniciar o novo nível de negociações", sobre as futuras relações entre os dois blocos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela