Secções
Entrar

Tusk: UE não quer separar-se do Reino Unido com um muro

07 de março de 2018 às 14:10

O presidente do Conselho Europeu propõe a negociação de um acordo de comércio livre para o pós-Brexit.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse hoje que a União Europeia (UE) não quer construir um muro que separe o Reino Unido e propõe a negociação de um acordo de comércio livre para o pós-'Brexit'.

1 de 5
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

"Não queremos construir um muro entre a UE e o Reino Unido", disse Tusk, numa conferência de imprensa no Luxemburgo.

"Queremos continuar a ser amigos e parceiros tão próximos quanto possível", sublinhou, no dia em que enviou para as capitais dos 27 a proposta de directrizes para a próxima fase de negociações do 'Brexit', marcando o "espírito positivo" com que a UE parte para as mesmas.

As linhas de orientação para as negociações propõem, nomeadamente, um acordo de livre comércio com Londres, "a única solução para a saída do Reino Unido", disse Tusk.

Com a confirmação da primeira-ministra britânica, Theresa May, de que o país sai do Mercado Único, da união aduaneira e da jurisdição do Tribunal de Justiça da UE, o presidente do Conselho Europeu adiantou esperar que o futuro acordo seja "ambicioso e avançado", sublinhando que "no entanto, é um mero acordo comercial".

"Será o primeiro acordo comercial que alivia os laços em vez de os reforçar", salientou.

Na conferência de imprensa, no final de uma reunião com o primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel, Tusk elencou os temas a negociar, incluindo o sector da aviação, para que se evite "a consequência particularmente absurda do 'Brexit' que seria a interrupção dos voos entre o Reino Unido e a UE".

A proposta remetida para avaliação dos 27 inclui ainda uma recomendação para que se mantenha a cooperação na luta contra o terrorismo e o crime internacional e convida o Reino Unido a participar nos programas da UE nas áreas da investigação e inovação.

Por seu lado, Bettel sublinhou que "o Reino Unido está na UE com uma série de 'opt-outs' (derrogações) e agora quer sair com uma série de 'opt-ins' (inclusões)".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela