Secções
Entrar

Trump volta a defender regresso da Rússia ao G7

20 de agosto de 2019 às 20:50

Rússia foi afastada do grupo das oito nações mais industrializadas em 2014, no seguimento da anexação da Crimeia

O Presidente dos Estados Unidos voltou hoje a defender o regresso da Rússia ao grupo das oito nações mais industrializadas (G8), que afastaram a Rússia, no seguimento da anexação da Crimeia, em 2014.

"Faz muito mais sentido ter a Rússia", disse Donald Trump em declarações aos jornalistas hoje na Casa Branca, acrescentando que "poderia muito bem apoiar" o regresso da Rússia ao G7, que assim passaria novamente ao formato de G8.

Em junho do ano passado, Trump já tinha defendido o regresso da Rússia ao grupo, introduzindo então mais um elemento de tensão nas relações entre os Estados Unidos e estes parceiros, então no auge da guerra comercial.

"Porque é que estamos a ter uma reunião sem a Rússia na reunião", questionou então o líder norte-americano, acrescentando: "Eles deviam deixar a Rússia voltar porque devíamos ter a Rússia na mesa de negociações".

A reunião do G7 é um encontro informal dos líderes políticos que acontece todos os anos, desde 1975, com uma presidência rotativa do Canadá, França, Itália, Japão, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, com a presença também da União Europeia, e até 2014, da Rússia.

A reunião deste ano decorre em Biarritz, sudoeste de França, no fim de semana, estando prevista a presença de Trump.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela