Secções
Entrar

Tribunal do Vaticano condena sacerdote acusado de pedofilia a cinco anos de prisão

23 de junho de 2018 às 14:21

O julgamento começou na sexta-feira e em menos de 48 horas o tribunal pronunciou a sentença.

O Tribunal do Vaticano condenou este sábado a cinco anos de prisão e a uma multa de 5.000 euros o sacerdote Carlo Alberto Capella, membro da nunciatura em Washington, por posse e troca de material de pornografia infantil.

1 de 4
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O julgamento começou na sexta-feira e em menos de 48 horas o tribunal pronunciou a sentença.

O procurador Gian Piero Milano tinha pedido ao tribunal uma pena de cinco anos e nove meses de prisão, e o pagamento de uma multa de 10.000 euros, enquanto a defesa solicitou a aplicação da pena mínima, mas sem detalhar o número de anos de prisão.

A procuradoria do Vaticano argumentou, na audiência desta manhã, que Carlo Alberto Capella deveria ser condenado porque se demonstrou que possuía "uma enorme quantidade" de material de fotos e vídeos, e também animação japonesa, com imagens de menores em actos sexuais explícitos.

Segundo a acusação, Capella consultou estes conteúdos em diversas ocasiões, a última vez em Outubro de 2017.

A defesa considerou que o comportamento de Capella "não é um sinal de perigo, mas um problema psicológico" e, para provar isso, anexou um relatório explicando que o sacerdote "não revelou tendências de pedofilia ou parafilia, mas antes "sofre" de problemas do tipo "psicológico relacionados com a sua fragilidade".

Capella teve a oportunidade de se dirigir ao tribunal, antes de ouvir a sentença, e disse lamentar muito o ocorrido e esperar que a situação fosse considerada apenas um incidente no caminho da sua vida sacerdotal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela