Secções
Entrar

Tribunal condena 10 activistas por manifestação em Marrocos

01 de agosto de 2017 às 22:22

Dez activistas do Rif (norte de Marrocos) vão cumprir penas entre seis meses a um ano de prisão pela sua participação numa manifestação não autorizada

Um tribunal de Al-Hoceima condenou hoje dez activistas do Rif (norte de Marrocos) a penas entre seis meses a um ano de prisão pela sua participação numa manifestação não autorizada, a 20 de Julho, segundo fontes da defesa.

As sentenças, decididas com uma rapidez pouco comum, foram lidas na madrugada de hoje, após um dia em que foram levadas a tribunal 26 pessoas.

Entre os activistas, oito foram absolvidos e oito receberam penas suspensas, e as restantes dez foram condenadas a um ano de prisão (quatro), oito meses (três) e seis meses (três).

De acordo com a página na Internetledesk.ma, estavam acusados dos delitos de "organização de uma manifestação ilegal, agrupamento armado e lançamento de pedras contras as forças da ordem".

Estas mais recentes condenações ocorrem quando vários órgãos de comunicação conjecturam sobre a possível concessão de medidas graciosas para os numerosos activistas do Rif -- cerca de 200 -- detidos em Al-Hoceima e Casablanca.

No entanto, na primeira ocasião em que isso proporcionou, no sábado passado, o rei Mohhamed VI de Marrocos apenas incluiu cerca de 40 activistas daquela região no total de 1.172 presos indultados na celebração da Festa do Trono.

Nenhum dos líderes do movimento - incluindo o principal responsável, Naser Zefzafi, também preso - estava entre os indultados.

No Rif, as cidades de Al-Hoceima e Imzouren são o epicentro, desde há oito meses, de um forte movimento de contestação que reivindica o desenvolvimento económico da região.

Os principais impulsionadores do movimento foram detidos no final de maio, mas as manifestações (quase diárias) continuaram: primeiro pacíficas, mas depois cada vez mais tensas, com um cada vez maior número de incidentes de confrontos com a polícia.

As forças da ordem começaram entretanto a agir de forma mais musculada para evitar aglomerações de manifestantes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela