Secções
Entrar

Surto de difteria causou 70 mortos no Iémen

17 de março de 2018 às 13:55

O país registou oficialmente mais de 1.300 casos de difteria desde Outubro de 2017.

O Iémen registou oficialmente mais de 1.300 casos de difteria desde Outubro de 2017, surto que já causou pelo menos 70 mortos num país assolado por uma violenta guerra civil, indicou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

1 de 5
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Num comunicado, a OMS realça que as crianças e adolescentes representam mais d 80% dos casos de difteria, doença altamente contagiosa e potencialmente fatal que afecta sobretudo as vias respiratórias (amígdalas, faringe, laringe, traqueia, brônquios e nariz) e, às vezes, na pele.

Na sexta-feira, a OMS deu por concluída uma campanha de vacinação a 2,7 milhões de crianças contra a doença nos 11 distritos em que se divide administrativamente o país.

O Iémen está mergulhado desde Março de 2015 numa guerra civil que opõe uma coligação pró-saudita que apoia o Governo internacionalmente reconhecido a rebeldes xiitas apoiados pelo Irão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela