Secções
Entrar

Sistema de defesa aéreo russo pode ter abatido avião do Azerbaijão

Gabriela Ângelo 26 de dezembro de 2024 às 17:12

O avião de passageiros da Azerbaijan Airlines despenhou-se no Cazaquistão na quarta-feira, e fez 38 mortos.

Segundo fontes da Reuters, o sistema de defesa aéreo russo pode ter estado por detrás da queda do avião de Azerbaijão, que seguia para a Rússia.

Azamat Sarsenbayev/AP

O voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines despenhou-se perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, enquanto tentava fazer uma aterragem de emergência. Pelo menos 38 passageiros morreram e 29 sobreviveram, mas receberam cuidados de saúde.

O avião desviou-se da sua rota original, de Baku, no Azerbaijão, para Grozny, na região da Chechénia, no sul da Rússia, para se desviar de uma zona onde Moscovo tem utilizado o seu sistema de defesa aéreo contra ataques de drones ucranianos. Mais tarde despenhou-se na margem oposta ao Mar Cáspio, na sequência do que a Autoridade Russa da Aviação afirmou ser uma emergência causada por um ataque de aves.

As autoridades não explicaram por que razão o avião atravessou o mar, mas o acidente ocorreu depois dos ataques de drones ucranianos terem atingido a Chechénia este mês. O aeroporto russo mais próximo da rota de voo do avião tinha sido encerrado na manhã de quarta-feira.

Uma fonte próxima da investigação disse à Reuters que os resultados preliminares mostram que o avião foi atingido por um sistema de defesa aérea russo e que as suas comunicações foram paralisadas por sistemas de guerra eletrónicos na sua aproximação a Grozny. "Ninguém confirma que foi feito de propósito" disse a mesma fonte. "No entanto, tendo em conta os factos estabelecidos, Baku espera que a parte russa confesse o abate do avião azeri."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela