Sismo de magnitude 7,3 leva a alerta de tsunami no Japão
Alerta de tsunami foi acionado após o registo de um sismo com epicentro a cerca de 60 quilómetros de Fukushima, cidade que em 2011 foi abalada por outro terramoto que levou a um desastre nuclear.
Foi acionado um alerta de tsunami após um sismo de magnitude 7,3 ter sido registado esta quarta-feira na costa a norte do Japão, perto da cidade de Fukushima e a 60 quilómetros de profundidade, a cerca de 275 quilómetros de Tóquio.
O sismo deixou partes da cidade de Tóquio sem eletricidade, tendo sido apontada uma intensidade superior a 6, numa escala de 1 a 7, em alguns locais do Japão - demasiado forte para as pessoas se manterem em pé, segundo o canal televisivo japonês NHK.
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, apontou que o governo nipónico está a averiguar a extensão dos danos. A mesma região sofreu um sismo em 2011 que levou a um desastre nuclear na central de Fukushima.
Segundo a Tepco, a companhia distribuidora de energia elétrica que serve Tóquio, cerca de 2 milhões de casas ficaram sem eletricidade e a situação dos reatores da central nuclear de Fukushima ainda estão a ser averiguados.
As autoridades japoneses avisaram ainda os residentes das cidades de Fukushima, Miyagi e Yamagata que podem sentir réplicas do sismo.
Edições do Dia
Boas leituras!