Secções
Entrar

Síria é tema central do encontro entre Putin e Erdogan

03 de maio de 2017 às 07:57

Os dois chefes de Estado reúnem-se pela segunda vez em apenas dois meses

A situação na Síria deverá dominar o encontro desta quarta-feira entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. O encontro entre os dois líderes vai decorrer em Sochi, na Rússia, e é a segunda reunião em dois meses dos dois chefes de Estado.

Um dos temas obrigatórios vai ser a situação na Síria. O Governo turco já anunciou estar de acordo "em princípio" com a proposta russa de criar quatro zonas de "redução de tensões" no país. 

De acordo com os meios de comunicação russos, Moscovo apresentou às partes envolvidas no conflito na Síria uma nova proposta para tentar "reduzir a escalada" no terreno.

A 10 de Março, e no decurso de um encontro no Kremlin, Putin e Erdogan apelaram ao reforço da cooperação militar e à preservação da integridade territorial da Síria como condição para a resolução do conflito no país do Médio Oriente. "O princípio da integridade territorial dos Estados deve ser respeitado. Nesse sentido, o restabelecimento da integridade territorial da Síria é condição indispensável para a resolução da crise", disse na ocasião Putin no decurso de uma conferência de imprensa conjunta.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela