Secções
Entrar

Riade e Moscovo querem usar inteligencia artificial na exploração de petróleo

19 de dezembro de 2020 às 21:01

"Há uma iniciativa conjunta para usar inteligência artificial na exploração de petróleo e gás", disse Alexander Novak, responsável pelas negociações da aliança OPEP +.

O vice-primeiro-ministro russo disse hoje que há uma iniciativa conjunta com a Arábia Saudita para usar a inteligência artificial no processo de exploração de petróleo e gás e que ambos estão comprometidos na estabilização dos preços do petróleo.

"Há uma iniciativa conjunta para usar inteligência artificial na exploração de petróleo e gás", disse Alexander Novak, responsável pelas negociações da aliança OPEP + (Organização dos Países Exportadores de Petróleo -- OPEP - e 10 países não membros), numa entrevista coletiva com o ministro saudita da Energia, príncipe Abdulaziz bin Salman, que decorreu em Riade, capital da Arábia Saudita.

No final de uma reunião do comité entre Rússia e Arábia Saudita para cooperação económica e comercial, o vice-primeiro-ministro russo avançou que a cooperação com a Arábia Saudita está "fortalecida" e que, até ao momento, foram assinados "vários acordos" no valor de cinco mil milhões de dólares (cerca de 4 mil milhões de euros), acrescentando que o volume de comércio entre os dois países aumentou 60% este ano, em relação a 2019.

Novak referiu também que na Rússia existem "30 projetos" financiados com capital saudita num valor superior a 2,5 bilhões de dólares no setor de novas tecnologias e inteligência artificial.

Sobre as reuniões mensais da aliança OPEP +, o responsável russo referiu que vão continuar a acontecer encontros periódicos para avaliar a situação dos mercados petrolíferos.

O ministro saudita da Energia afirmou, por seu turno, que durante a reunião de hoje foi elaborado um plano para "resolver" a situação dos mercados de petróleo após a pandemia.

No passado dia 03, a aliança OPEP + chegou a um acordo para aumentar, de forma gradual e moderada, o nível de produção de petróleo a partir de 01 de janeiro, não ultrapassando os 500 mil barris por dia.

A aliança OPEP + marcou nova reunião para 04 de janeiro de 2021.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela