Secções
Entrar

Reino Unido deve manter risco de atentados no nível “grave” por mais dois anos

03 de junho de 2018 às 11:41

O governo britânico vai manter o alerta terrorista como "grave", o quarto nível numa escala de cinco, o que significa que é "altamente provável" a ocorrência de um ataque.

O Ministério do Interior britânico indicou este domingo que o risco de o Reino Unido sofrer atentados terroristas deve manter-se, pelo menos nos próximos dois anos, no nível actual, o quarto numa escala de cinco.

1 de 4
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O governo vai manter o alerta terrorista como "grave", o quarto nível numa escala de cinco, o que significa que é "altamente provável" a ocorrência de um ataque.

"A ameaça proveniente do terrorismo islâmico manter-se-á no nível actual durante, pelo menos, dois anos", disse o ministério, em comunicado.

No documento, o governo frisou ainda que a ameaça por parte de grupos de extrema direita está "em crescimento".

"A nível global, os grupos e redes de terroristas de todo o tipo de ideologias vão continuar a desenvolver-se de forma orgânica, utilizando as redes sociais, a tecnologia e a ciência, de modo a prosseguir os seus objectivos e ambições", acrescentou.

Desde Março do ano passado, as forças de segurança britânicas já impediram a execução de 12 planos de ataques terroristas.

Por sua vez, os serviços secretos e a polícia mantêm abertas mais de 500 investigações.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela