Secções
Entrar

Putin disposto a dar asilo político a James Comey

15 de junho de 2017 às 16:59

Presidente russo comparou a situação do ex-director do FBI com a de Edward Snowden

O presidente russo, Vladimir Putin, garantiu que está disposto a conceder asilo político ao ex-director do FBI James Comey, caso este seja perseguido pela justiça norte-americana.

Putin comparou a situação de Comey, que gravou uma conversa com o presidente Donald Trump, com a do especialista informático Edward Snowden, a quem a Rússia concedeu asilo em 2013, depois de este ter revelado sistemas de vigilância dos serviços secretos dos Estados Unidos.

"O que o diferencia de Snowden?", questionou Putin, acrescentando que considera "muito estranho que um chefe dos serviços secretos grave uma conversa com o chefe de Estado sobre uma suposta ingerência russa nas eleições e que a passe para os meios de comunicação social através de um amigo".

O chefe do Kremlin, que respondia a perguntas dos cidadãos na sua "linha Directa", voltou a recusar as acusações de ingerência russa no processo das eleições presidenciais dos Estados Unidos e assegurou que Comey não apresentou provas das declarações recentes que fez perante o Comité de Inteligência do Senado.

"Disse que nós influenciámos as mentes dos norte-americanos para que votassem de determinada forma", disse Putin, comentando que "isso acontece em todo o mundo com a propaganda dos Estados Unidos".

"Se pegar num mapa do mundo, em qualquer ponto do planeta podemos ver a influência dos Estados Unidos", frisou.

Para apoiar a sua negação de que tenha havido influência russa, Putin disse ainda que é "muito estranho" que o chefe do FBI tenha gravado conversas com o presidente norte-americano, para depois as fornecer à imprensa.

"O que diferencia então Comey de Snowden?", questionou. Se é verdade que gravou as conversas e as entregou aos meios de comunicação social, "então não era um chefe dos serviços secretos, era um defensor dos direitos humanos que defende uma determinada posição", frisou.

"Por isso, a Rússia está disposta a dar-lhe asilo político caso venha a ser perseguido. E ele deve ser informado disto", concluiu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela