Secções
Entrar

PSOE apoia Governo na "reposição da legalidade"

19 de outubro de 2017 às 12:27

O maior partido da oposição espanhola disse apoiar o Governo na aplicação do artigo 155.º da Constituição para "repor a legalidade" na Catalunha.

O maior partido da oposição espanhola, PSOE, disse hoje apoiar o Governo na aplicação do artigo 155.º da Constituição para "repor a legalidade" na Catalunha, esperando que esta medida seja "o mais breve possível".

1 de 5
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A posição foi revelada em conferência de imprensa pelo responsável pela Organização dos socialistas, José Luis Ábalos, que acusou o chefe do executivo regional, Carles Puigdemont, de ter feito uma oferta de diálogo "enganadora" e de, "mais uma vez", ter sido "pouco claro" e de não ter clarificado se declarou ou não a independência.

Ábalos avançou que, quando forem conhecidas as medidas, o PSOE determinará se o apoio socialista é "absoluto, relativo ou em que grau" e defendeu que a aplicação do artigo 155.º seja "muito, muito limitada".

O Governo espanhol marcou uma reunião extraordinária para este sábado propor medidas concretas para assumir o controlo da Catalunha, depois de rejeitar esta manhã uma nova ameaça do executivo regional de formalizar a declaração de independência.

Madrid convocou para este Conselho de Ministros para "continuar os trâmites previstos no artigo 155 da Constituição para restaurar a legalidade no autogoverno da Catalunha".

O Governo espanhol explicou que nessa reunião irá tomar "as medidas que serão levadas ao senado [câmara alta] a fim de proteger os interesses gerais dos espanhóis, entre eles os dos cidadãos da Catalunha, e restaurar a ordem constitucional na Comunidade Autónoma".

Esta foi a resposta a uma carta recebida ao início da manhã onde o presidente do Governo catalão continuava a insistir que "a suspensão [da declaração de independência] continua em vigor" e ameaçava votar formalmente essa independência no parlamento regional no caso de Madrid avançar com a suspensão da autonomia regional.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela