Secções
Entrar

Primeira-ministra francesa reúne-se com grupos parlamentares para debater crise

Lusa 03 de abril de 2023 às 08:36

Toda a esquerda parlamentar já afirmou que vai estar ausente nas negociações.

A primeira-ministra de França, Élisabeth Borne, inicia esta segunda-feira uma ronda de negociações com os líderes dos grupos parlamentares para tentar restabelecer o diálogo e avançar na resolução da crise desencadeada pelo aumento da idade da reforma.

REUTERS/Stephane Mahe/File Photo

Três grupos, France Insoumise (esquerda), comunistas e ecologistas, já anunciaram que não vão comparecer, e apelaram para a realização de uma marcha, na terça-feira, junto à sede do governo francês.

Também o grupo socialista anunciou, no domingo à tarde, que não ia participar neste processo, o que resulta na ausência de toda a esquerda parlamentar.

"Não queremos participar em qualquer consulta sobre a continuação do calendário parlamentar (...) antes de conhecer o resultado da reunião de quarta-feira com os sindicatos", disseram vários líderes socialistas, numa carta aberta a Borne, na qual indicaram que vão estar presentes na reunião com Borne para debater "a situação" no país, numa referência ao encontro da chefe do Governo, previsto para quarta-feira, com os principais líderes sindicais.

Os oito sindicatos da vertente social do protesto confirmaram a presença, mas insistiram que o Governo deve congelar a aplicação da reforma das pensões para dar tempo ao debate sobre outras possibilidades.

Mas Borne advertiu já que a suspensão de uma lei legalmente aprovada "é algo que não existe", adiantando esperar falar com os líderes sindicais sobre outras questões relacionadas com o trabalho, tais como carreiras ou empregos particularmente árduos.

Na quinta-feira estão marcadas manifestações em todo o país e greves convocadas pelos sindicatos, no 14.º dia de protestos contra a reforma das pensões.

O impacto das paragens e a participação nas manifestações poderá proporcionar um novo indicador sobre se o protesto social vai manter a intensidade apesar das tentativas do Governo para apaziguar o país.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela