Secções
Entrar

Presidente da Câmara dos Comuns John Bercow vai cessar funções

09 de setembro de 2019 às 16:54

Conhecido pelos seus "Order, order!" enquanto speaker do parlamento britânico, Bercow anunciou que se irá demitir a 31 de outubro - data prevista para o Brexit.

O presidente da Câmara dos Comuns do parlamento britânico, John Bercow, anunciou hoje que não vai recandidatar-se a deputado e que pretende demitir-se a 31 de outubro.

"Nas eleições de 2017, prometi à minha mulher e filhos que seria o meu último mandato. Esta é uma promessa que pretendo manter. Se a Câmara votar hoje à noite para eleições legislativas antecipadas, o meu mandato como Presidente e deputado terminará quando este Parlamento terminar", começou por dizer, numa declaração durante o plenário esta tarde.

Acrescentou ainda que, se a assembleia não votar nesse sentido, entende que "o menos perturbador e mais democrático" será cessar funções no encerramento da sessão 31 de outubro, data prevista para a saída do Reino Unido da União Europeia.

"O menos perturbador, porque essa data acontecerá logo após as votações ao Discurso da Rainha esperadas nos dias 21 e 22 de outubro, e a semana seguinte também poderá ser bastante animada e será melhor ter uma figura experiente na presidência", justificou.

Bercow, um conservador, foi escolhido pelos pares para a posição em 2009, tornando-se no no mais jovem detentor do título.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela