Secções
Entrar

Presidente da Bulgária anuncia demissão

Lusa 19 de janeiro de 2026 às 20:23

"Gostaria de pedir perdão pelo que não consegui fazer", afirmou Rumen Radev.

O Presidente da Bulgária, Rumen Radev, anunciou esta segunda-feira a sua demissão, antes das legislativas antecipadas agendadas para a primavera, no mais recente episódio da crise política que há cinco anos desestabiliza o país.
Presidente da Bulgária anuncia demissão AP Photo/Valentina Petrova
“Amanhã, apresentarei a minha demissão do cargo de Presidente da República da Bulgária”, afirmou Rumen Radev, de 62 anos, numa declaração oficial à nação.
Este anúncio surge após nove anos de Radev naquele cargo e numa altura em que o país balcânico se encontra sem Governo, depois da demissão do executivo em dezembro de 2025, após uma onda de contestação popular desencadeada pela introdução do euro. “Hoje, dirijo-me a vós pela última vez como Presidente. Em primeiro lugar, gostaria de pedir perdão pelo que não consegui fazer. Mas é precisamente a minha convicção de que o conseguiremos que é um dos principais motivos desta decisão”, disse Radev, na mensagem transmitida pela televisão pública nacional.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima