Secções
Entrar

Prémio Sakharov 2023 entregue a Mahsa Amini

Leonor Riso 19 de outubro de 2023 às 11:19

Galardão será entregue de forma póstuma à jovem de origem curda, que morreu em 2022, e ao Movimento Mulher, Vida e Liberdade.

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2023 foi atribuído de forma póstuma a Mahsa Amini, a jovem de origem curda que morreu em 2022 após ter sido detida pela polícia da moralidade no Irão, e ao Movimento Mulher, Vida e Liberdade.

REUTERS/Christian Mang

O prémio, atribuído pelo Parlamento Europeu, será entregue numa cerimónia oficial marcada para dezembro.

A decisão foi anunciada durante a sessão plenária do Parlamento Europeu, a decorrer em Estrasburgo, França, após a conferência dos presidentes, que reúne Roberta Metsola e os líderes dos grupos políticos.

"Dezasseis de setembro de 2022 é um dia que vai viver na infâmia pelo brutal assassínio da jovem de 22 anos Jina Mahsa Amini, que despoletou um movimento liderado por mulheres que está a fazer história", começou por referir a presidente do Parlamento Europeu.

A morte de Mahsa Amini deu ao "mundo a hipótese de ter o movimento ‘Mulher, Vida, Liberdade’ – três palavras que se tornaram um grito de todos aqueles que defendem a igualdade, dignidade e liberdade no Irão". Agora "este prémio será o tributo às mulheres corajosas e jovens do Irão, que apesar de estarem sob uma constante pressão estão a liderar a mudança".

"O Parlamento Europeu está do lado dos corajosos, daqueles que desafiam e que continuam a lutar pela igualdade, dignidade e liberdade no Irão. Estamos com aqueles que, mesmo a partir da prisão, continuam a manter vivo o Mulheres, Vida, Liberdade. Ao escolhê-los como laureados do Prémio Sakharov 2023 para a Liberdade de Pensamento, esta casa evoca a sua luta e continua a honrar todos os que pagaram o preço mais alto pela liberdade", acrescentou.

Roberta Metsola garantiu ainda: "O Parlamento Europeu está a ouvir-vos, o mundo está a ver-vos e estamos convosco".

Os galardoados recebem um diploma e 50 mil euros. A cerimónia de entrega  vai decorrer a 13 de dezembro de 2023, no hemiciclo do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela