Secções
Entrar

Mais de 50 pessoas morreram nas cheias que afetaram o Texas. 21 crianças estão entre as vítimas

Luana Augusto 06 de julho de 2025 às 11:04

Várias pessoas permanecem desaparecidas. Entre estas estão pelos menos 27 raparigas que têm "menos de 12 anos".

As cheias que estão a afetar o Texas, nos Estados Unidos, já provocaram a morte de pelo menos 59 pessoas, incluindo 21 crianças. Até ao momento, já foram resgatadas cerca de 850 pessoas.

AP Photo/Julio Cortez

Centenas de equipas de resgate estão agora a levar a cabo várias operações de busca pelos desaparecidos. Sabe-se que pelo menos 27 raparigas, que estavam num acampamento, estão desaparecidas e que todas têm "menos de 12 anos", informou o vice-governador do Texas, Dan Patrick, em entrevista à BBC. "O trabalho continua e continuará até que todos sejam encontrados", prometeu o xerife do condado de Kerr, Larry Leitha.

Muitas das pessoas que se encontravam neste acampamento estavam a dormir quando o Rio Guadalupe subiu mais oito metros em menos de uma hora, na madrugada de sexta-feira. Imagens do local mostram agora o caos provocado pelas cheias, com cobertores, colchões e ursos de peluche cobertos de lama.

AP Photo/Julio Cortez

Anteriormente, o governador do Texas, Greg Abbot, já havia assinado uma declaração para intensificar estas operações de buscas. Na altura, as autoridades disseram que as equipas de resgate estavam a percorrer o Rio Guadalupe para tentar encontrar pessoas que possam ter sido arrastadas pelas cheias.

AP Photo/Julio Cortez

A área mais afetada por estas inundações é o condado de Kerr, onde já morreram 43 pessoas e 27 crianças desapareceram de um acampamento localizado ao longo do Rio Guadalupe. Também foram confirmadas as mortes de outras pessoas em outras partes do estado, incluindo no condado de Travis e no condado de Tom Green.

As autoridades já emitiram alertas de cheias repentinas para este fim de semana. Meteorologistas avisam que a região central do Texas poderá sofrer mais inundações.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diz estar a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades locais.

Notícia atualizada às 16h07 com o número de mortos

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela