Secções
Entrar

Partido anti-imigração vence legislativas na Eslovénia

03 de junho de 2018 às 20:38

O antigo primeiro-ministro conservador Janez Jansa é o vencedor das eleições legislativas realizadas hoje na Eslovénia, mas terá falhado a meta de uma maioria parlamentar.

O antigo primeiro-ministro conservador Janez Jansa é o vencedor das eleições legislativas realizadas hoje na Eslovénia, mas terá falhado a meta de uma maioria parlamentar, segundo as primeiras projecções divulgadas pela televisão pública TvSlo.

O Partido Democrático Esloveno (SDS) de Janez Jansa, que centrou a sua campanha eleitoral em mensagens anti-imigração, terá obtido 24,4% dos votos, à frente do independente Marjan Sarec (12,6%) e do Partido do Centro Moderno do primeiro-ministro cessante Miro Cerar (9,8%), de acordo com uma sondagem à boca das urnas realizada pela agência Mediana.

O partido Levica (esquerda) terá conseguido 9,5% dos votos e o Partido Social-Democrata uma votação de 9,3%, indicaram os mesmos dados.

"Demos um primeiro passo para uma Eslovénia forte e responsável na Europa", afirmou Jansa, considerado muito próximo do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, numa primeira reação publicada na rede social Twitter.

Marjan Sarec, um antigo humorista de 40 anos que se converteu num político liberal, já reconheceu a vitória de Jansa e desejou-lhe boa sorte, mas afirmou, no entanto, que não irá negociar qualquer coligação com o líder conservador, segundo noticiou a agência de notícias STA.

Os analistas anteveem que Jansa, de 59 anos, terá sérias dificuldades para formar governo, uma vez que não irá conseguir uma maioria parlamentar para governar sozinho e quase todas as forças políticas rejeitam uma aliança com um "populista de direita".

Só a conservadora Nova Eslovénia, que terá conseguido nas eleições de hoje uma votação na ordem dos 6,6%, mostrou-se disponível para formar uma coligação com Jansa.

Janez Jansa assumiu o cargo de primeiro-ministro por duas vezes, entre 2004 e 2008 e entre 2012 e 2013, ano em que foi condenado a dois anos de prisão por corrupção, dos quais apenas cumpriu seis meses.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela