Secções
Entrar

Parlamento Europeu decide banir termos como "salsicha" ou "hambúrguer vegan"

Diogo Barreto 08 de outubro de 2025 às 15:24

Os eurodeputados votaram a favor da proibição desses termos quando não se referem a carne.

O Parlamento Europeu aprovou esta quarta-feira uma proposta que impede o uso de designações associadas à carne para caracterizar as alternativas de origem vegetal, como as "salsichas vegans" ou os "hambúrgueres vegetais". A proposta, que partiu do grupo do Partido Popular Europeu (PPE), foi aprovada com 355 votos a favor e 247 contra, enquanto 30 eurodeputados optaram por se abster. A proposta vai agora ser debatida com os Estados-membros.
Hambúrgueres vegetais Frank Hoermann/SVEN SIMON/picture-alliance/dpa/AP Images
“Carne é carne. Manter os rótulos claros protege os agricultores e as tradições culinárias europeias”, afirmou a eurodeputada francesa Céline Imart, relatora da proposta do PPE, antes da votação.  Mas nem todo o PPE aprovou a medida, com alguns eurodeputados a considerarem a proposta "desnecessária". "Ninguém se confunde ao ver hambúrguer vegetariano ou salsicha vegan", afirmou Peter Liese, eleito pela CDU alemã. Contra esta proposta estiveram os Verdes, que acusaram o PPE de perder tempo com um debate “absurdo”.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela