Secções
Entrar

Pacote legislativo de Trump agrava défice dos EUA em 2,9 biliões de euros

Lusa 22 de julho de 2025 às 08:16

A projeção do Gabinete de Orçamento do Congresso divulgada na segunda-feira, representa um ligeiro aumento em relação a uma anterior, tendo em conta os ajustes finais feitos pelos republicanos antes de a legislação ser aprovada a 04 de julho.

O pacote legislativo orçamental do Presidente Donald Trump agravará o défice norte-americano em 3,4 biliões de dólares (2,9 biliões de euros) até 2034, retirando seguro de saúde a 10 milhões de pessoas, estimou o Gabinete de Orçamento do Congresso.

A projeção do gabinete (entidade técnica apartidária conhecida pela sigla em inglês CBO), divulgada na segunda-feira, representa um ligeiro aumento em relação a uma anterior, tendo em conta os ajustes finais feitos pelos republicanos antes de a legislação ser aprovada a 04 de julho.

Segundo o CBO, mais de 10 milhões de pessoas ficarão sem seguro de saúde em 2034 por causa do pacote que Trump designou de "Uma Grande e Bela Lei", menos do que uma projeção anterior, que apontava para 11,8 milhões de pessoas a perder cobertura.

O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, reagiu às projeções do CBO afirmando que "os factos são teimosos e os factos são claros".

"A 'grande e feia traição' é uma perda para o país e será uma perda para os republicanos", disse o líder democrata.

Trump e os republicanos insistem que o crescimento económico irá exceder as projecções do CBO para a próxima década, eliminando os défices projetados, à medida que entram no Tesouro mais receitas do que o previsto.

O pacote estende os cortes de impostos do primeiro mandato de Trump (2017-2021), aumenta as despesas com a defesa e o controlo da imigração e reduz programas de assistência como o Medicaid, um seguro de saúde para os cidadãos com rendimentos mais baixos.

Outra promessa de campanha apresentada pelo Presidente republicano incluída é a isenção de impostos sobre gorjetas e horas extraordinárias até 2028.

O teto para as deduções de impostos estaduais e locais será quadruplicado por cinco anos.

Está também prevista uma redução drástica no programa Snap, o principal auxílio alimentar do país.

Foram atribuídas centenas de milhares de milhões de dólares para o combate à imigração ilegal, que Trump tornou uma das principais prioridades do seu segundo mandato.

Em detalhe, 46,5 mil milhões de dólares destinam-se à continuidade da construção do muro na fronteira com o México, 45 mil milhões de dólares à criação de 100 mil vagas em centros de detenção de migrantes e cerca de 30 mil milhões de dólares ao recrutamento de 10 mil agentes adicionais para a Agência Federal de Imigração (ICE) e ao reforço da polícia de fronteira.

O projeto de lei reverte inúmeros incentivos fiscais para energia renovável e soluções de eficiência energética adotadas em 2022 durante o mandato anterior de Joe Biden, especialmente a energia eólica.  

O CBO afirmou que mais de 1 bilião de dólares em poupanças de défice são gerados através das partes do projeto de lei relacionadas com a saúde, que incluem novos requisitos de trabalho para certos beneficiários do Medicaid nos estados que expandiram o programa através da Lei de Assistência Médica Acessível.

Foram feitas algumas alterações tardias ao projeto de lei no Medicaid para conquistar os que se opunham, incluindo a criação de um fundo de 50 mil milhões de dólares para hospitais rurais.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela