Secções
Entrar

ONU: Guterres foi o nome mais consensual na primeira votação

21 de julho de 2016 às 17:58

O antigo primeiro-ministro português destacou-se entre os 12 candidatos ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas

António Guterres foi o candidato que reuniu mais votos de encorajamento na primeira votação, dentro do Conselho de Segurança, para secretário-geral da Organização das Nações Unidas, de acordo com fontes diplomáticas citadas pela SIC Notícias.

O ex-primeiro-ministro português e antigo Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados destacou-se entre os restantes 12 candidatos, que procuram o lugar ocupado até ao fim do ano por Ban Ki-moon.

O ex-Presidente esloveno Danilo Turk ficou em segundo lugar na votação que os representantes das 15 nações fizeram hoje para escolher o sucessor de Ban Ki-Moon, segundo as mesmas fontes.

Além de Guterres, que liderou a agência da ONU para os refugiados, inclui-se a ministra dos Negócios Estrangeiros da Argentina, Susana Malcorra, a antiga chefe do governo neozelandês e dirigente do Programa da ONU para o Desenvolvimento, Helen Clark, e a ex-ministra dos Negócios Estrangeiros búlgara e directora da UNESCO, Irina Bokova.

O Conselho de Segurança da ONU escolherá um candidato para recomendar à Assembleia-Geral, e continuará a realizar votações à porta fechada até chegar a um consenso, esperado para Outubro. Os Estados serão informados acerca dos resultados do seu candidato.

Nunca nenhuma mulher nem um nome da Europa de Leste foi secretário-geral da ONU, pelo que a escolha poderá recair em alguém com ambas as características. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela