Secções
Entrar

ONG denunciam nova vaga repressiva com prisão de "dezenas de activistas"

19 de maio de 2017 às 17:48

Seis ONG denunciaram as detenções numa nova campanha de repressão desencadeada pelo regime egípcio


Seis ONG egípcias denunciaram hoje a detenção de "dezenas de activistas" numa nova campanha de repressão desencadeada pelo regime egípcio, que desde 2013 tenta silenciar a contestação à política do presidente Abdel Fattah Khalil al-Sisi.

1 de 4
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Entre os detidos as ONG referem-se a Sayed Mohamed al Sayed e Karim Ahmed Yusef, acusados de publicar notícias falsas que comprometem o regime e a "integridade" do sistema judicial, e incitar a protestos e à desobediência, para além de insultos ao presidente nas suas páginas do Facebook.

Mencionam ainda um membro do partido Pão e Liberdade, Mohamed Walid, detido na cidade setentrional do Suez e acusado de "sedição" e de "propagar rumores nas redes sociais contra as instituições do Estado, o exército, a polícia e o sistema judicial".

As organizações, onde se inclui a Rede árabe para a informação dos direitos humanos, também denunciam a detenção de outras 11 pessoas, todas activas nas redes sociais, e com várias acusadas de ligações a um "grupo terrorista".

O comunicado sublinha que esta campanha coincide com uma recente proposta parlamentar apresentada pelo chefe do Comité de defesa e segurança nacional, Kamel Amer, para agravar as penas de prisão por insultos ao chefe de Estado.

As organizações apelam à sociedade civil e aos partidos políticos para se oporem às "tentativas de impor um ambiente de medo e de estabelecer um Estado policial", conclui a nota.

Al-Sisi subiu ao poder após o golpe militar de Julho de 2013 que afastou o então presidente egípcio, o islamita Mohamed Morsi, o primeiro chefe de Estado eleito por sufrágio universal no país árabe.

Dezenas e milhares de pessoas foram detidas e muitos milhares mortas, condenadas à morte ou estão desaparecidas desde o golpe militar, uma situação que tem sido denunciada com insistência por diversas organizações internacionais de direitos humanos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela