Secções
Entrar

OMS pede mais de mil milhões de euros para enfrentar crises humanitárias

Débora Calheiros Lourenço 15 de janeiro de 2024 às 18:06

A OMS acredita que 166 milhões de pessoas vão precisar de assistência médica em todo o mundo este ano, especialmente nos territórios palestinianos, Ucrânia, Afeganistão, Haiti e Sudão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou, esta segunda-feira, a que sejam transferidos cerca de 1,3 mil milhões de euros para conseguir responder às necessidades dos milhões de pessoas que foram afetadas pelas crises humanitárias em todo o mundo.

REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa

O apelo foi feito pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que afirmou: "Pretendemos alcançar cerca de 87 milhões de pessoas com assistência humanitária vital este ano. Para isso precisamos de um apoio de 1,3 mil milhões de euros e precisamos que este financiamento chegue o mais cedo possível e com a maior flexibilidade possível".

Segundo a OMS, 166 milhões de pessoas vão precisar de assistência médica em todo o mundo este ano, especialmente nos territórios palestinianos, Ucrânia, Afeganistão, Haiti e Sudão.

A emergência sanitária que neste momento mais preocupa a OMS é a vivida nos Territórios Palestinianos Ocupados e na Faixa de Gaza, sujeita a ataques constantes por parte de Israel desde o dia 7 de outubro, quando o Hamas atacou território judeu. As previsões referem que serão precisos 219 milhões de dólares para apoiar a população durante apenas três a seis meses, dependendo da evolução do conflito.

Já no Afeganistão, 23,7 milhões de pessoas estão neste momento sem acesso a água potável pelo que esta população também precisa de financiamento por parte da OMS.

No que toca a doenças, tem-se verificado o ressurgimento da cólera em todo o mundo, o que o diretor-geral da OMS considerou "especialmente preocupante" e requer um financiamento de 46 milhões de euros.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela