Secções
Entrar

Oligarcas russos desviam super iates para as Maldivas e Montenegro

Jornal de Negócios 02 de março de 2022 às 20:49

Os multimilionários russos estão a enviar os seus super iates para portos seguros para evitar que estes sejam apreendidos.

Desde a escalada da tensão na Ucrânia que vários multimilionários russos com laços ao Kremlin estão a enviar os seus super iates para portos mais seguros, como as Maldivas e Montenegro, para evitar que estes sejam apreendidos. 

Segundo dados da Marine Traffic, pelo menos quatro multimilionários russos deslocaram as suas embarcações de luxo para as Maldivas e Montenegro nas duas últimas semanas.

Entre os oligarcas que optou por desviar os seus super iates para as Maldivas contam-se Oleg Deripaska, fundador do gigante do alumínio Rusal, Alexander Abromov, cofundador do produtor de aço Evraz, Vladimir Potanin, o homem mais rico da Rússia.



Já Vagit Alekperov, presidente da gigante petrolífera Lukoil, ordenou que o seu super iate de 82 metros deixasse Barcelona e rumasse para Montenegro.

Quer Montenegro quer as Maldivas não têm tratados de extradição com os EUA, no entanto, Montenegro indicou recentemente que deverá adotar as sanções impostas pela União Europeia (UE) contra indivíduos e entidades russas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela