Secções
Entrar

Oito mortos e 16 feridos em explosões na capital da Somália

15 de junho de 2019 às 19:17

Ataque foi reivindicado pelo grupo extremista al-Shabab, com ligações à Al-Qaida e autor de frequentes ataques com explosivos no centro de Mogadíscio.

Duas explosões no centro da capital da Somália, Mogadíscio, fizeram este sábado pelo menos oito mortos e 16 feridos, segundo fonte dos serviços de emergência citada pela Associated Press.

Uma das explosões, a que mais vítimas e danos causou, foi perpetrada com um automóvel armadilhado, estacionado perto da sede do parlamento nacional, segundo a mesma fonte.

O ataque foi reivindicado pelo grupo extremista al-Shabab, com ligações à Al-Qaida e autor de frequentes ataques com explosivos na capital somali.

O grupo indicou que as explosões de hoje visavam atacar a primeira linha de postos de controlo que protege o aeroporto e o palácio presidencial.

As forças militares dos Estados Unidos presentes na região intensificaram nos últimos dois anos os bombardeamentos contra posições do al-Shabab na tentativa de reduzir o território controlado pelos extremistas no centro e no sul da Somália e dificultar a circulação dos combatentes.

Num relatório para o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) apresentado em maio, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou que o aumento de operações de segurança permitiu limitar a capacidade operacional e a liberdade de movimentos do al-Shabab, mas, ao mesmo tempo, levou a um "movimento do grupo para os centros urbanos, especialmente Mogadíscio, onde as suas forças correm um risco menor de ser alvo de bombardeamentos aéreos".

Guterres disse também que a Somália regista progressos em matéria de construção de um Estado viável e operacional depois de três décadas de guerra civil, ataques extremistas e fome, mas que continua a enfrentar desafios em matéria de instabilidade política e corrupção.

A força multinacional da União Africana (UA) na Somália está em processo de retirada progressiva de tropas do país e transferência das responsabilidade de segurança para as forças governamentais somalis.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela