Secções
Entrar

Nunca se viveu um outubro tão quente como o de 2019

05 de novembro de 2019 às 19:09

Junho passado foi o mês de junho mais quente e julho foi o mês mais quente alguma vez registado.

Outubro de 2019 foi o mês de outubro mais quente alguma vez registado no mundo, divulgou esta terça-feira o Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do programa europeu Copérnico.

Segundo o mesmo serviço, outubro passado foi o quinto mês consecutivo que registou um recorde ou se aproximou de um recorde de temperaturas.

Em outubro, a temperatura média no mundo ultrapassou 0,69ºC em relação à temperatura média do período de referência 1981-2010, batendo em 0,01ºC a verificada em outubro de 2015. Comparativamente à temperatura pré-industrial, a de outubro de 2019 foi em média 1,2ºC superior.

Junho passado foi o mês de junho mais quente e julho foi o mês mais quente alguma vez registado. Agosto deste ano foi considerado o segundo mês de agosto mais quente e setembro último o mês de setembro mais quente.

Em termos de anos, os últimos quatro foram os mais quentes, tendo a Organização Meteorológica Mundial estimado em agosto que 2019 estaria no "top 5" dos anos mais quentes, em alinhamento com os impactos do aquecimento global previstos pelos cientistas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela