Secções
Entrar

Navio encalhado já está a flutuar no Canal do Suez

SÁBADO 29 de março de 2021 às 07:53

"Hoje começamos o nosso plano para que todos os navios passem o Canal", disse Mohab Mamish, assessor do presidente do Egito para o Canal do Suez, afirmando que pode demorar uma semana até que todos os navios atualmente parados consigam atravessar o Canal.

Depois de estar totalmente encalhado durante mais de cinco dias, o porta-contentores Ever Given começou flutuar na madrugada desta segunda-feira, confirmou a Autoridade do Canal do Suez, mas ainda são necessários mais trabalhos para que o navio de 400 metros retome a sua rota.

Aproveitando a maré no local, o Ever Given já se moveu "102 metros para a costa", segundo a autoridade, com a sua posição a ser "reorientada 80% na direção certa". 

Canal do Suez - porta contentores EverGiven EPA

"Os esforços serão retomados quando o fluxo de água aumentar novamente, a partir das 11h30 horário local (10h30 em Lisboa), para colocar a embarcação a flutuar completamente, de modo a reposicioná-la no meio do canal", afirmou o diretor da Autoridade do Canal do Suez, Shoei Kisen, à AFP.

O assessor do presidente do Egito para o Canal do Suez, Mohab Mamish, adiantou, no entanto, que pode demorar uma semana até que todos os navios atualmente parados consigam atravessar o Canal.

O Canal do Suez, no Egito, é uma das rotas intercontinental mais usadas por navios de grande porte, sendo ponto de passagem de cerca de 12% do comércio mundial.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela