Secções
Entrar

Mossos d'Esquadra recebem instruções para selar locais de voto

26 de setembro de 2017 às 18:33

A polícia regional deve também impedir que se vote nas ruas em redor dessas escolas num raio de 100 metros

A Procuradoria-geral da Catalunha deu instruções à polícia regional da região para selar antes de sábado as escolas designadas como assembleias de voto do referendo de domingo considerado ilegal por Madrid e impedir que se vote num raio de 100 metros.

1 de 3
Foto: Susana Vera/Reuters

Num requerimento enviado hoje ao chefe do Mossos d'Esquadra, citado pela agência espanhola EFE, é pedido para à polícia regional que garanta que não se possa aceder aos locais nas escolas onde se prevê a colocação de urnas e que se evite a constituição de mesas eleitorais mediante um "amplo dispositivo" policial.

No mesmo documento é referido que a polícia deve também impedir que se vote nas ruas em redor dessas escolas num raio de 100 metros.

Estas instruções colocam ainda mais pressão sobre os Mossos d'Esquadra, que estão a ser "coordenados" desde sábado por um oficial da polícia vindo de Madrid, contra a vontade do Governo catalão, que criticou a medida.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela