Secções
Entrar

Morte de Kim Jong-nam: Acusada diz ter recebido 90 dólares

25 de fevereiro de 2017 às 19:45

Coreia do Sul vai pedir que a Coreia do Norte seja classificada como um país patrocinador do terrorismo. Decisão revelada no dia em que foram conhecidos mais detalhes da morte do irmão do líder de Pyongyang

A Coreia do Sul vai pedir que a Coreia do Norte seja classificada como um país patrocinador do terrorismo e denunciar o programa de armas químicas dos norte-coreanos, divulgou o governo de Seul.

Segundo explicou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros sul-coreano à agência de notícias Yonhap este sábado, o pedido para incluir a Coreia do Norte na lista dos Estados Unidos com os países patrocinadores do terrorismo internacional será feito num encontro multilateral, na segunda-feira.

A Coreia do Norte já havia estado na lista dos Estados Unidos depois de um atentado, em novembro de 1987, realizado por dois agentes norte-coreanos num voo da Korean Air (KAL), que fizeram explodir uma bomba que matou 115 pessoas. Entretanto, foi retirada durante a administração de George W. Bush em 2008, graças aos progressos nas conversações para a desnuclearização do país.

O pedido acontece depois do assassínio de Kim Jong-nam - meio-irmão do Presidente norte-coreano Kim Jong-un -, que morreu a caminho do hospital em Kuala Lumpur no dia 13 de fevereiro, depois de ser abordado no aeroporto malaio e atacado com o químico VX, que é um agente nervoso poderoso. Seul acusou o Governo de Kim Jong-un pelo assassínio do meio-irmão do líder norte-coreano.

Este sábado, uma das acusadas no envolvimento da morte de Kim Jong-nam, a indonésia Siti Aisha, disse as autoridades policiais da Malásia que foi contratada por 90 dólares, por um grupo de homens que identificou como coreanos ou japoneses, para realizar o que seria uma brincadeira televisiva com Kim Jong-nam.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela