Secções
Entrar

Morreu o ator norte-americano William Hurt

Diogo Barreto 14 de março de 2022 às 07:22

A carreira de William Hurt remonta aos anos 1970, tendo começado por fazer teatro, antes de se tornar conhecido na representação em cinema e televisão.

Morreu aos 71 anos o ator norte-americano William Hurt, vencedor do Óscar de Melhor Ator em 1985 pelo filme O Beijo da Mulher Aranha de Héctor Babenco.

A notícia foi partilhada pelo filho do ator esta noite: "É com grande tristeza que a família Hurt lamenta a morte de William Hurt, amado pai e ator vencedor do Óscar, em 13 de março de 2022, uma semana antes do seu 72º aniversário. Morreu tranquilamente, entre a família, de causas naturais. A família pede privacidade neste momento".

A carreira de William Hurt remonta aos anos 1970, tendo começado por fazer teatro, antes de se tornar conhecido na representação em cinema e televisão.

Entre as primeiras produções cinematográficas em que entrou estão Noites Escaldantes (1981), ao lado de Kathleen Turner, e Os Amigos de Alex (1983), ambos realizados por Lawrence Kasdan.

Ainda nos anos 1980 entrou em três filmes que lhe valeram nomeações consecutivas para os Óscares: O Beijo da Mulher Aranha (1985), contracenando com Sônia Braga e Raul Julia, Filhos de um Deus Menor (1986) e Edição Especial (1987).

Conquistou o Óscar de melhor ator principal com O Beijo da Mulher Aranha.

Em 1985, William Hurt também esteve nomeado para o Tony, os prémios de teatro, pela participação na produção da Browdaway Hurlyburly.

Com uma presença regular no grande ecrã ao longo das décadas seguintes, William Hurt também integrou o elenco de algumas das produções da série da Marvel, nomeadamente O Incrível Hulk (2008), O Primeiro Vingador: A Guerra dos Heróis (2016) e Vingadores: Endgame (2019).

William Hurt voltou a estar nomeado para os Óscares, enquanto ator secundário, em 2006 com Uma História de Violência, de David Cronenberg.

William Hurt, norte-americano vencedor do Óscar de Melhor Ator
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela